DIB 2022

Dia Internacional do Burro | 08.05.22

Pelo oitavo ano consecutivo, celebramos o dia 8 de Maio, o Dia Internacional do Burro (DIB), uma iniciativa que pretende promover a dignificação de todos os burros. Na Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) destacamos o Burro de Miranda, uma raça autóctone portuguesa ameaçada de extinção, que contribuiu de forma determinante para a ruralidade, cultura e história de Portugal.

Sendo o burro um animal dócil e resiliente, estóico e sociável, tem assumido, ao longo dos anos, os mais diversos papéis na convivência com os seres humanos. Desde animal de companhia a parceiro de trabalho, terapeuta e até professor, são muitas as valências deste animal que, ao contrário do que diz a sabedoria popular, é muito inteligente.

Queremos honrar toda a sua dedicação, sensibilizando a sociedade para uma das Cinco Liberdades Básicas que devemos garantir aos animais para lhes proporcionarmos uma vida feliz: a Liberdade para expressar comportamentos normais.
  • DIB 2022 - Dia do Burro
A Liberdade para expressar comportamentos normais enfatiza a necessidade de serem oferecidas condições básicas para que os animais se possam comportar de forma natural, de acordo com a sua própria espécie. Estas condições estão frequentemente associadas à companhia de outros animais e ao espaço onde vivem, que deverá ter as dimensões mínimas apropriadas, e a presença de estímulos que o enriqueçam.

A Liberdade para expressar comportamentos normais é uma das Cinco Liberdades incluídas num relatório pioneiro de 1979, que tinha por objectivo promover as condições básicas do bem-estar animal, face à crescente industrialização da sua produção. Na actualidade, as Cinco Liberdades são as grandes linhas orientadoras do bem-estar animal e são adoptadas e subscritas pelas instituições com responsabilidades no cuidado animal.

Podes aprender um pouco mais sobre as Cinco Liberdades Básicas dos animais, aqui.

Ajuda-nos a tornar a vida dos animais feliz!

No dia 8 de Maio, assinala-se o Dia Internacional do Burro. E, neste ano, decidimos dedicar todo o mês de Maio à sua celebração.

Para isso, dá asas à tua criatividade. Junta os teus amigos, pede ajuda aos teus pais ou professores e faz um vídeo, desenho ou ilustração de sensibilização para a importância do bem-estar animal, e em particular sobre uma das Cinco Liberdades Básicas, a Liberdade para expressar comportamentos normais. Mostra como te preocupas com os animais e inspira os outros a fazerem o mesmo.

Envia-nos o teu vídeo ou desenho para o email aepga@aepga.pt durante o mês de Maio, para que possamos publicá-lo no site do Dia do Burro e fazê-lo chegar a cada vez mais pessoas. Também podes publicar nas redes sociais usando #diadoburro. Com isto, estarás a ajudar-nos a transmitir a mensagem de que todos os animais merecem uma vida mais feliz.

Não deixes de participar! Ajuda-nos a levar o Burro aos quatro cantos do mundo!